Tokagro

Pix tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento

A partir do dia 16 deste mês, todos nós brasileiros passamos a contar com um novo sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, o que vai permitir uma maior agilidade na realização de transações bancárias.

Pix é um novo programa lançado pelo Banco Central de forma gratuita que possibilita que qualquer pagamento seja feito 24 horas por dia, em sete dias da semana.

Tendo como seu principal objetivo uma maior redução no tempo que os estabelecimentos financeiros levam para processar os pagamentos.

Deseja entender melhor todas as características deste novo meio de pagamento? Fique atento às dicas de nosso conteúdo.

Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento

O que é o Pix?

Pix é um novo meio de pagamento, lançado este mês, que visa proporcionar maior agilidade na realização de transferência de valores entre as pessoas. Além de permitir o pagamento de contas e impostos de serviços a qualquer horário do dia.

Tendo como uma de suas grandes diferenças dos modelos já encontrados como TEC e DOC, a agilidade do processamento de pagamentos.

Desta forma, uma das principais características deste programa é a integração do sistema bancário. Sendo assim, todas as operações poderão acontecer entre os diferentes modelos de instituições.

Vale lembrar que o Pix poderá ser utilizado tanto por pessoas físicas como também pelas pessoas jurídicas. 

Aproveite para ler: Transformação digital nas empresas e sua importância para o desenvolvimento do negócio

Como vai funcionar o Pix?

De acordo com o Banco Central, todas as instituições financeiras que possuem mais de 500 clientes deverão fornecer o Pix como meio de pagamento dentro de seus aplicativos mobile. 

Ou seja, não será preciso fazer o uso de um segundo aplicativo específico para a realização de pagamentos.

Isso porque o Pix irá operar por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos, o SPI. Deste modo, o Banco Central poderá controlar todos os tipos de transações financeiras, estando conectado aos diferentes modelos de instituições financeiras participantes.

Ressaltamos que o Pix não é uma conta bancária e sim um meio de pagamento que estará 

Integrado a sua conta já ativa.

Confira também: Tipos de empresas existentes: conheça as estruturas de negócios

Como cadastrar as chaves Pix

As chaves Pix são ferramentas que deverão ser utilizadas na identificação de uma conta. Ou seja, ela representará o endereço de uma conta Pix.

Sendo assim, são modelo de chaves Pix:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

Portanto, como pessoa física, é possível fazer o registro de até cinco chaves, enquanto uma pessoa jurídica pode fazer o cadastro de 20 chaves no máximo.

Contudo, ao criar uma chave, o mesmo dado não poderá ser usado na criação de uma segunda chave. Por exemplo, quando uma pessoa possui duas contas ativas em dois bancos diferentes, ao fazer o uso de seu CPF para cadastro como chave Pix, não será possível adicioná-lo em uma segunda conta.

Além disso, o cadastro de chaves Pix não é obrigatório e não restringe o uso de transações. Uma pessoa poderá continuar fazendo transações financeiras utilizando os dados bancários tradicionais. No entanto, o seu cadastro é recomendável devido a sua praticidade. 

A opção portabilidade de chaves entre as instituições financeiras também existirá. No entanto, ainda não se sabe como este processo será realizado.

Como usar o Pix?

A realização do Pix pode ser compreendida em duas partes como o fazer pagamentos e o receber pagamentos. 

Fazer o Pix

Conforme o Banco Central, os pagamentos feitos pelo Pix não terão quantia mínima ou máxima. Sendo assim, este modelo de transações permitirá o pagamento destas contas, serviços, compras e pagamento de impostos. 

Dessa forma, a única condição para sua realização é que o recebedor tenha que aceitar este novo meio de pagamento.

Isso porque para fazer o Pix, não será preciso ter uma chave cadastrada. Contudo, o processo poderá ser simplificado, uma vez que basta ler o QR Code e inserir a chave da conta recebida.

Receber um Pix

Tanto os estabelecimentos, quanto pessoas físicas poderão receber o Pix de duas formas diferentes. 

Isso é, uma pessoa pode gerar um QR Code e enviar para o pagador ou compartilhar uma chave Pix registrada em sua conta.

Sendo assim, uma vez feito o pagamento, em questão de segundos uma pessoa já o terá em sua conta.

Como o leitor pode perceber, as transações pelo Pix prometem uma maior agilidade e praticidade. Contudo, ele não exclui a continuidade de outros meios de pagamentos, apenas os complementa. 

Esperamos que nosso conteúdo possa ter resolvido suas principais dúvidas sobre este assunto.

Precisa de ajuda para abrir sua empresa? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas.

Acesse nosso blog e aproveite para: Empreender em momento de Crise: Conheça cinco negócios promissores.